Acessar ambiente


Facilitando a Aceleração do Conhecimento Tácito


METODOLOGIA PARA CONSTRUIR A PONTE

A metodologia é bastante simples e funcional. A escola cadastrada no Programa, depois de uma avaliação de mérito de cada um dos pretendentes, envia uma lista com os 20 alunos escolhidos, que será colocada no site, e na sequencia cada aluno entra na Plataforma do Facelera e dá um aceite nos Termos e Condições do Programa. Terminado o cadastro, um  tema e um Facilitador são sorteados. Esse Facilitador  vai acompanhá-lo durante os seis meses do Programa.

O aluno tem de pactuar com o Facilitador os termos do Programa, ficando registrado na Plataforma Facelera toda essa interação.

As turmas devem ser de 20 alunos com temas diferentes, e o aluno vai desenvolver o tema através de artigos e materiais que devem ser aprovados pelo Facilitador, e que vão servir de base para uma primeira apresentação de 10 minutos que também deve ser aprovada pelo Facilitador. Essa apresentação deve ser em Power Point, que vai ser transformada em vídeo, com gravação de voz do aluno. Essa apresentação deve ser postada no canal youtube do Facelera, e posteriormente o link deve ser colocado na Turma correspondente. Uma Turma não consegue ver as apresentações, materiais e avaliação de outras Turmas.

Essa apresentação deve ser avaliada pelos 20 alunos dessa turma, mais o Facilitador e convidados. Essa banca, vai dar nota avaliando a qualidade, tempo, conteúdo, locução e entendimento do aluno sobre o tema. Essas notas serão A,B e C, com os valores numéricos correspondentes, 10, 7 e 4, que serão publicadas a cada sessão, dando destaque para os três melhores alunos cujas apresentações irão para uma galeria especial na Plataforma do Facelera.

A cada dois meses, será realizada, por vídeo conferência por aplicativo, reunião com os 20 alunos, onde o Facilitador fará uma apresentação de 10 minutos de tema escolhido por ele, e na sequência serão debatidos todos os temas, avaliando a performance dos alunos, e como eles estão sentindo o Programa.

Na apresentação final, teremos as apresentações ao vivo, por vídeo conferência, e os três primeiros colocados, além de terem suas apresentações colocados no canal especial do youtube vão poder realizar uma visita nas empresas que estiverem cadastradas no programa nessa época.

Cabe ao Facilitador, depois de três sessões no formato EAD,  nas apresnetações em video conferencia, mudar a forma da apresentação, mantendo sempre os 10 minutos, sem o apoio do power point, usando um flip chart, ou de forma verbal. A ideia aqui, é reproduzir uma apresentação de um projeto para a direção de uma empresa na vida real, onde o meio ambiente mudou, e o presidente, pede sem prévio aviso uma mudança.

O Facilitador também pode nas apresentações em video conferencia, mudar algumas regras, simulando também o que acontece nas organizações.